quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Boyhood – Da infância a juventude


Em meados de Julho de 2002, o pequeno ator Ellar Coltrane começaria a participar da até então, maior obra da sua vida. Richard Linklater consegue então montar um incrível elenco para uma superprodução com uma história e metodologia nada inovadora. Sendo assim, o que faria essa obra ser tão empolgante e tão viva? Oque é Boyhood?



Mason Evans Jr.(Ellar Coltrane) tem sua infância acompanhada de uma maneira um tanto quanto diferenciada. O longa demorou 12 anos para ser filmado, sem nenhuma mudança de elenco, o que já é um ingrediente que deixa qualquer um empolgado para saber como é ter esta experiência. Nenhuma história épica, ficção científica, um “super-drama”... nada disso! O que Boyhood traz é uma proposta totalmente diferente. Não se deixe levar pela a maneira de como o filme foi feito, e sim pelo que ele representa. Lançado no Brasil em Outubro de 2014, “Boyhood” o leva para uma experiência que você já passou, esta passando, ou ainda vai passar. Um filme que coloca os fatos da realidade de uma maneira tão correta e bem costurada, capaz de fazer qualquer um parar para relembrar o quanto é duro passar por situações lamentáveis, as dúvidas e os problemas familiares, mas ao mesmo tempo ele mostra o quanto é maravilhoso as novas experiências, conquistas e muitas outras coisas. Um roteiro que muitos estão criticando por ser um pouco simples, mas de uma simplicidade tão sutil que colabora muito com o ritmo do filme, encaixando perfeitamente com a trilha sonora, a tecnologia, o drama e principalmente com o elenco.



Palmas de pé para Patricia Arquette (Olivia Evans), que interpretou todas as mães do mundo com uma atuação magistral. Não me recordo de outro filme que vi um sentimento de medo em uma pessoa por ver a vida passar. Olivia é uma personagem incrível e rouba a cena quando aparece. Todas as situações que ela passa por cima de cabeça erguida, até chegar no final, com um mini discurso absolutamente sensacional.


39 dias de filmagem, porem 12 anos para estudar o dia-dia de uma família. O filme teve alguns “perrengues” ao longo do tempo, a filha do próprio diretor Lorelei Linklater (Samantha Evans), se recusou em meados da filmagem, de participar do filme. Acredito que com um pouco de motivação Richard conseguiu contornar a situação. Isso tudo tirando o cuidado que os atores tiveram que ter, podemos reparar no físico de alguns personagens, que vão mudando a cada corte que o filme coloca.
Vencedor de três Globo de Ouro, Boyhood vem para o Oscar com nenhuma certeza. Porém, aminhas apostas vão para Patrícia Arquette vencendo como Atriz Coadjuvante, e Richard como melhor diretor. Um filme onde muitos se identificaram com várias situações. Um filme onde a cada cinco minutos você nota algumas nostalgia, alguma coisa que estava em alta a alguns anos atrás, como os Beatles e Dragon Ball Z. Se você um dia já foi um menino com mil e uma dúvidas, Boyhood é o filme para você!


Aqui está um Podcast muito bom da galera do Cinema com Rapadura, para quem tiver interesse em conhecer algo mais sobre o filme: 

http://cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast-podcast/376824/rapaduracast-408-o-abutre-whiplash-e-boyhood/

Bye :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário