terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A estranha escravidão Americana

Recentemente fui conquistado por um filme americano chamado ‘’12 anos de escravidão’’. Um filme incrivelmente bem atuado com um elenco de dar inveja a qualquer outra obra do estilo de relação histórica. Dirigido por Steve Mcqueen, nele é contado o relato real de um negro (termo se referindo a situação do filme) com um talento imenso para a música chamado Solomon Northup, que foi enganado por pessoas que se passavam como colegas de trabalho, e vendido como um escravo para uma fazenda em Louisiana. Primeiramente antes de entrar no assunto, gostaria de recomendar este filme muito bem feito e interpretado por Chiwetel Ejiofor, onde é mostrada todo o tratamento dos negros pelos seus líderes e patrulhadores em todas as plantações, principalmente a de cana.

A intenção deste post era elaborar uma resenha sobre o filme, mas meu pensamento era sempre confuso com todo este lance de escravidão, e então dediquei uma semana pesquisando sobre este assunto, e finalmente entendi todo o início e as melhorias na mão de obra e a grande reforma que aquilo fazia no mercado capitalista, devido ao pagamento de funcionários que ali não existia, e a todo o sofrimento que dos negros devido aos anos de tortura, e a quase nenhum dos direitos que eles tinham na época.


O escravismo dominava a maior parte do Sul dos Estados Unidos. Onde a economia era levada adiante somente pela a agricultura não assalariada. Um dos fatores que marcou a escravidão para sempre, foi o tráfico de negros ‘’boicotados’’ por pessoas de contatos fortes com agricultores, onde era dado alucinógeno na maioria das vezes, para serem vendidos como miseráveis. Muitas vezes eram até negros ricos cortando os imensos pés de cana, negros com talento enorme, tal como você pode ver no filme, que de uma hora para a outra eram levados a anos de sofrimento. As mulheres negras na maioria dos casos eram estupradas  pelos seus mestres, e seus filhos guardados pelos traficantes para serem vendidos mais caro na adolescência.

Em 1860, os Estados Unidos traria a tona Abrahan Lincoln como presidente do País, e com ele uma guerra civil entre o regime escravista contra o capitalista. Uma guerra que quase levou a falência do estado de Washingtom e deixava todos os negros livres, porem agora todos morando nas ruas. Por isso os negros sofrem muito racismo na época de hoje, pelo o tempo de convivência deles com a rua, e vistos como marginais pelo o resto do sul.

A relação escravista da época com os outros estados não era muito amigável. Viviam com uma concorrência de fins e fundos lucrativos sem fins. Obviamente os escravistas venciam a disputa pelo o fato de não serem assalariados, enquanto os capitalistas geravam um lucro menos devido a ocupação de funcionários e os tempos de desligamento diário para descanso, onde gerava uma perda de trabalho e lucro de cada empresário do ano de 1800 em diante.

Certamente os regimes estão bem melhores agora. Com o escravismo extinto e junto com ele uma era de sangue e sofrimento, o mundo respira um ar mais livre. Mas infelizmente ainda e vamos contar muito com os ignorantes racistas que habitam no nosso mundo, onde pensam que uma cor de pele pode mudar meu respeito perante o outro.

Até a próxima ‘’ My Friends’’ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário